GPEAD participa da organização de evento em Salamanca

postado em: Uncategorized | 0

No último dia 07 de maio, entre as 10h00 e 20h00, aconteceu na Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca (USAL), o III Fórum Internacional da Associação de Brasileiros de Salamanca (ABS), com o tema Educação, Diversidade e Territórios Indígenas. El evento foi organizado pela ABS e pelo Grupo de Pesquisa Helmántica Paideia, e contou com o apoio do Instituto de Ibero-américa da Universidade de Salamanca, do Centro de Estudos Brasileiros e do Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD/FURB).

 

O III Fórum contou com a participação de aproximadamente 50 personas e foi um espaço de diálogo, debates e aprendizagem sobre os processos educativos em contextos multiculturais e sobre os desafios enfrentados pelos povos indígenas para assegurarem seus territórios, culturas e identidades.

O Ato de Abertura foi presidido pelo Prof. José María Hernández Díaz (USAL) e Daniel Valério Martins (ABS), e contou com presença de María Esther Martínez Quinteiro (USAL), Ángel Baldomero Espina Bárrio (USAL), Miguel Carrera Troyano (USAL) y Ademir Valdir dos Santos (UFSC/Brasil).

Na sequencia, como dinâmica de abertura, foi realizada uma oferenda a Pachamama, coordenada pelo xamã Fernando Ergueta. Depois ocorreu um Painel sobre

Educação, Diversidade e Territórios Indígenas no Brasil, que contou com as exposições de Leonel Piovezana (UNOCHAPECÓ/Brasil) e Lilian Blanck de Oliveira (FURB/Brasil).

Encerrando as atividades da manhã, foi realizada a Mesa Temática I, com o tema Educação Intercultural, Diversidade Religiosa e Direitos Humanos. Os expositores desta mesa foram: José María Hernández Díaz (USAL), Ademir Valdir dos Santos (UFSC/Brasil), Adecir Pozzer (SED e USJ/Brasil) e Luciano Nunes de Almeida (Fundação Joaquim Nabuco/Brasil), sob a coordenação de Elcio Cecchetti (USAL e UFSC/Brasil).

Na parte da tarde, os debates prosseguiram com a Mesa Temática Ciência, Conhecimentos e Práticas Tradicionais, que contou com as intervenções de Juan Antonio Rodríguez Sánchez (USAL), Eliana Pilar Cossío Coca (USAL e UMSS/Bolívia), Fernando Ergueta (Xamã/Bolívia), Adrian Gonzalés (USAL) e Ana Cláudia Rocha (UESB/Brasil), sob a coordenação de Euzelene Rodrigues Aguiar (USAL e UNEB/Brasil).

Na sequência, foi realizada a última Mesa Temática do Fórum, que abordou a temática das Terras e Territórios Indígenas, que contou com as intervenções de Daniel Valério Martins (USAL), Roger Vargas Huanca (USAL), Giovana Didoné Piovezana (UNOCHAPECÓ/Brasil) e Racquel Valério Martins (USAL). A palestra de encerramento foi realizada por Esther Martínez Quinteiro (USAL).

O Fórum alcançou com grande êxito seus objetivos, tanto pela qualidade das palestras, quanto pela participação de muitos estudantes, pesquisadores e interessados na temática abordada.

A atividade foi coordenada por Daniel Valério Martins (USAL), Elcio Cecchetti (USAL e UFSC/Brasil), Euzelene Aguiar (USAL e UNEB/Brasil) e Racquel Valerio Martins (USAL), os quais agradecem o empenho dos convidados e a todos que colaboraram com a concretização desta importante iniciativa.

Fonte: GIR Helmántica Paidéia

Deixe uma resposta