Obra “Educação, História E Cultura Indígena: desafios e perspectivas no Vale do Itajaí”.

postado em: Uncategorized | 0

O GPEAD (Grupo Ethos, Alteridade e Desenvolvimento) apresenta a terceira obra da Série Saberes em Diálogo: EDUCAÇÃO, HISTORIA E CULTURA INDIGENA: desafios e perspectivas no Vale do Itajaí”, organizada por Rodrigo Wartha, Martin Kreuz e Lilian Blanck de Oliveira publicado pela EDIFURB em 2014.

A obra socializa resultados de estudos, intervenções e pesquisas vinculados ao Projeto “História e Cultura Indígena na Mesorregião do Vale do Itajaí: desafios e perspectivas a partir da Lei n. 11.645/08 e vozes de educadores, educadores e gestores das SDRs/GEREDs”, desenvolvido via edital Chamada Pública Universal n.07/2009 da FAPESC.

Com o intuito de contestar territórios de preconceito e discriminação gerados por processos históricos de exclusões e desigualdades, a presente obra problematiza e compartilha dados sobre como a história e cultura dos povos indígenas integram os currículos de escolas públicas no Vale do Itajaí, em consonância com a Lei n°. 11.645/2008. Objetiva contribuir com gestores, educadores e acadêmicos na elaboração de propostas curriculares, práticas pedagógicas e processos de formação inicial e continuada, que se pautem no respeito, valorização e interação com os povos indígenas, promovendo outras relações e interações para com a diversidade de identidades culturais.

Deixe uma resposta