II Conferência Internacional de TURISMO & HISTÓRIA

postado em: Uncategorized | 0

A II Conferência Internacional de TURISMO & HISTÓRIA tem lugar em Faro – Portugal, a 10 e 11 de março de 2016, e em Caxias do Sul – Brasil, a 10 e 11 de março de 2016. Utiliza o sistema de videoconferência. Visa refletir sobre a relação entre Turismo & História assente no uso turístico do património cultural (tangível e intangível) dos países pertencentes ao espaço ibero-americano, dando particular destaque ao património cultural classificado pela UNESCO como “Património Mundial”.

Muitos dos recursos e produtos turístico culturais do espaço ibero-americano podem ser percecionados no contexto de uma raiz histórico-cultural comum ou partilhada, onde no trilho da História Global (Fernand Braudel) e dos Cultural Studies, emerge o conceito de “globalização ibérica”, associado por sua vez a uma rede de trocas, circuitos e rotas, de pessoas, ideias e mercadorias, por várias partes do mundo, entre elas a Europa e a América.

Depois de um Mundo centrado no Mediterrâneo, a viragem para o oceano Atlântico delimita-se no âmbito de uma relação entre a Península Ibérica e a América no referencial do que se designa por “grande desbloqueio do mundo” (Sallmann). Assim, e no âmbito da historiografia recente, a Conferência reporta-se não só ao que os ibéricos terão “levado” e “recebido”, mas fundamentalmente ao que contribuíram para difundir no domínio cultural e que nos dias de hoje pode ser tido como criador de identidade, autenticidade e distintividade no mercado turístico global.

Monumentos, edifícios, paisagens, lugares, museus, batalhas, personalidades, gastronomia, dança, música, entre outros elementos culturais têm um valor económico que cabe considerar num contexto identitário ibero-americano, pois são refletores de uma história sócio económica e cultural comum que pode ser valorizada do ponto de vista turístico.

A Conferência Internacional tem um formato inovador pois tem lugar em dois países – Portugal e Brasil, nomeadamente na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve (Faro/Portugal) e na Universidade de Caxias do Sul (Caxias do Sul/Brasil) visando um contacto mais estreito entre universidades, oradores e investigadores, uma vez que haverá transmissão por meio de Video Conferência. Paralelamente, conta com o apoio de um conjunto de Universidades parceiras pertencentes ao espaço Ibero-Americano, nomeadamente a Universidade do Algarve (Portugal), a Universidade de Caxias do Sul (Brasil), a Universidade do Minho (Portugal) e a Universidade de Sevilha (Espanha). Conta ainda com o apoio de dois centros de Investigação, nomeadamente o Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO) e Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA.UMinho).

Para maiores informações acesse: http://cieo15.wix.com/turismo-historia

Deixe uma resposta