III Prêmio Revista Consciência e Liberdade “A Liberdade Religiosa na Lusofonia”

postado em: Uncategorized | 1

A Revista Consciência e Liberdade, publicação oficial da AIDLR-PT, secção portuguesa da Associação Internacional para a Defesa da Liberdade Religiosa, vem por este meio anunciar o vencedor da edição de 2015 do Prémio Revista Consciência e Liberdade: Prof. Dr. Josias Jacintho Bittencourt com o trabalho com o título: Estado Laico e Liberdade Religiosa: Realidades e Utopias.

 

Logo AIDLR
O autor do artigo vencedor é Advogado, de nacionalidade brasileira e nascido em 1965. É Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba, Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-doutorado em Direito pela Universidade de Coimbra.

Segundo palavras do autor, numa sinopse ao artigo: “O ideal de um Estado Laico plenamente neutro, de uma Liberdade Religiosa absoluta, criada pelos teóricos do Estado Democrático de Direito, é uma realidade ou uma utopia? Se for uma realidade, como explicar a continuidade dos conflitos politico-religiosos? Se for uma utopia, para que serve, então, os propósitos do Estado Laico e da Liberdade Religiosa? Qual a importância do Direito nessa relação? A tolerância, o diálogo e o Direito, com lastro nos ideais da Justiça, são os melhores instrumentos capazes de equilibrar as mútuas influências e interferências entre Religião e Estado”.

O Júri – composto por Dr. Fernando Soares Loja, Presidente em Exercício da Comissão de Liberdade Religiosa, Dr. Paulo Mendes Pinto, Diretor da Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, e Dr. Artur Machado, Vice- Presidente da AIDLR-PT – congratula o autor vencedor e todos os restantes candidatos e tem a expectativa de que o presente Prémio seja um incentivo à iniciativa académica e cívica na área da Liberdade Religiosa, que se reflita numa participação ainda mais alargada em profundas edições.

O Prémio será entregue na IV Conferência Consciência e Liberdade, a realizar no dia 20 de outubro, pelas 17h30m, no Auditório Armando Guebuza, na Universidade Lusófona de Lisboa, com o título A Liberdade Religiosa e o Fenómeno Religioso: Tendências Atuais e Percepções Públicas, com a presença do Prof. Dr. John Graz, presidente cessante da IRLA – Associação Internacional da Liberdade Religiosa e do Dr. Joaquim Franco, Jornalista e Mestre em Ciência das Religiões.

Fonte: AIDLR-Pt

Uma resposta

  1. I am just writing to make you understand what a outstanding experience my wife’s girl had using your web site. She mastered so many pieces, which included what it is like to possess an excellent helping nature to let other people with ease learn some specialized things. You truly surpassed people’s expected results. Thank you for producing these precious, trusted, informative and in addition fun tips about this topic to Lizeth.

Deixe uma resposta