III Prêmio Revista Consciência e Liberdade “A Liberdade Religiosa na Lusofonia”

postado em: Uncategorized | 0

A Revista Consciência e Liberdade, publicação oficial da AIDLR-PT, secção portuguesa da Associação Internacional para a Defesa da Liberdade Religiosa, vem por este meio anunciar o vencedor da edição de 2015 do Prémio Revista Consciência e Liberdade: Prof. Dr. Josias Jacintho Bittencourt com o trabalho com o título: Estado Laico e Liberdade Religiosa: Realidades e Utopias.

 

Logo AIDLR
O autor do artigo vencedor é Advogado, de nacionalidade brasileira e nascido em 1965. É Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba, Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-doutorado em Direito pela Universidade de Coimbra.

Segundo palavras do autor, numa sinopse ao artigo: “O ideal de um Estado Laico plenamente neutro, de uma Liberdade Religiosa absoluta, criada pelos teóricos do Estado Democrático de Direito, é uma realidade ou uma utopia? Se for uma realidade, como explicar a continuidade dos conflitos politico-religiosos? Se for uma utopia, para que serve, então, os propósitos do Estado Laico e da Liberdade Religiosa? Qual a importância do Direito nessa relação? A tolerância, o diálogo e o Direito, com lastro nos ideais da Justiça, são os melhores instrumentos capazes de equilibrar as mútuas influências e interferências entre Religião e Estado”.

O Júri – composto por Dr. Fernando Soares Loja, Presidente em Exercício da Comissão de Liberdade Religiosa, Dr. Paulo Mendes Pinto, Diretor da Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, e Dr. Artur Machado, Vice- Presidente da AIDLR-PT – congratula o autor vencedor e todos os restantes candidatos e tem a expectativa de que o presente Prémio seja um incentivo à iniciativa académica e cívica na área da Liberdade Religiosa, que se reflita numa participação ainda mais alargada em profundas edições.

O Prémio será entregue na IV Conferência Consciência e Liberdade, a realizar no dia 20 de outubro, pelas 17h30m, no Auditório Armando Guebuza, na Universidade Lusófona de Lisboa, com o título A Liberdade Religiosa e o Fenómeno Religioso: Tendências Atuais e Percepções Públicas, com a presença do Prof. Dr. John Graz, presidente cessante da IRLA – Associação Internacional da Liberdade Religiosa e do Dr. Joaquim Franco, Jornalista e Mestre em Ciência das Religiões.

Fonte: AIDLR-Pt

Deixe uma resposta