Lançamento do “Caderno da Semana dos Povos Indígenas 2016 – Laklãnõ/Xokleng, o povo que caminha em direção ao sol”

postado em: Uncategorized | 0

Na bela tarde ensolarada da última quinta-feira, 17 de março, ocorreu na Escola Indígena de Educação Básica Vanhecú Patté, localizada na Aldeia Bugio, da Terra Indígena Laklãnõ/Xokleng, em José Boiteux/SC, o evento de lançamento e entrega oficial do “Caderno da Semana dos Povos Indígenas 2016 – Laklãnõ/Xokleng, o povo que caminha em direção ao sol”aos alunos e professores da E.I.E.B. Vanhecú Pattée para a comunidade da Aldeia.

Equipe comin
Equipe comin

No evento realizado pelo Conselho de Missão entre Povo Indígenas – COMIN, pela E.I.E.B. Vanhecú Patté e pela comunidade da Aldeia Bugio, estiveram presentes na cerimônia de abertura o Cacique Regional da Aldeia Bugio, Isaías Weitchá, o Vice-Cacique Presidente da Terra Indígena Laklãnõ, CaruzoPatté, o Diretor da E.I.E.B. Vanhecú Patté, Rodrigues Pinto Reis, o Diretor da E.I.E.B. Laklãnõ, Abraão Patté, a representante da Coordenação do COMIN e responsável pelo Programa de Formação e Publicações do COMIN, Cledes Markus, os Assessores de Projetos do COMIN junto à TI Laklãnõ, Janaina Hübner e Jasom de Oliveira, o Vice-Prefeito de José Boiteux, Lourival de Carvalho, a Secretária de Educação, Cultura e Esporte de José Boiuteux, Daiane Mondini, e a Gerente de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ibirama, Isolânia Wippel.

Cerimonial
Cerimonial

Durante a Cerimônia de Abertura, as autoridades destacaram a importância do material para o conhecimento da história e cultura Laklãnõ/Xokleng na região e no Brasil, enfatizando que as culturas indígenas são tão importantes quanto as demais culturas presentes no país, e consequentemente devem ser conhecidas, reconhecidas e valorizadas. Nas palavras da Gerente de Educação Isolânia Wippel, a diversidade cultural enriquece a sociedade.

No evento de lançamento a E.I.E.B Vanhecú Patté realizou apresentações culturais, como a declamação do poema “Saudade”, que está presente no Caderno, e a apresentação de duas músicas cantadas no idioma Laklãnõ/Xokleng, em parceria com o grupo de música Centro Cultural da Aldeia Bugio, além de um bonito momento de confraternização entre as pessoas presentes.

No ano de 2015, alunos e professores da E.I.E.B. Vanhecú Patté, o COMIN e a comunidade da Aldeia Bugio desenvolveram o material da Semana dos Povos Indígenas de 2016. Neste material a comunidade Laklãnõ/Xokleng reafirma aspectos valiosos de sua história e cultura, sendo o mesmo destinado para uso nas escolas indígenas e não indígenas, ou outros grupos que desejam conhecer as culturas indígenas no Brasil. Este é um importante material de estudo também para o cumprimento da Lei 11.645/08,que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, em especial no Estado de Santa Catarina, onde o Povo Laklãnõ/Xokleng vive.

Lançamento
Lançamento

A comunidade da Aldeia Bugio considera o material um importante meio de se expressar e registrar seus conhecimentos e esperam poder desenvolver mais materiais semelhantes, dando continuidade ao processo de pesquisa, sistematização e registro dos conhecimentos do seu povo. Para isso o Cacique Regional Isaías Weitchá reitera a importância de oEstado Catarinense assumir mais o papel de apoiador na produção de materiais didáticos e paradidáticos junto aos povos indígenas, que sirvam tanto para as escolas indígenas como para o conhecimento das culturas indígenas em escolas não indígenas.

Dando continuidade ao calendário de lançamento do Caderno da Semana dos Povos Indígenas 2106,o COMIN estará promovendo eventos interculturais de divulgação do material na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, com alunos e professores da E.I.E.B. Vanhecú Patté.

Confraternização
Confraternização

A primeira impressão do material da Semana dos Povos Indígenas 2016 é de 40 mil cópias e serão entregues 10 exemplares gratuitos às escolas ou grupos que o solicitarem junto ao COMIN. Para maiores informações, acessar o site comin.org.br.

O COMIN parabeniza os alunos e professores da E.I.E.B. Vanhecú Patté e a comunidade da Aldeia Bugio pelo belo e importante trabalho desenvolvido e agradece a parceria.

Deixe uma resposta