GPEAD firma novas parcerias no SICDES

postado em: Uncategorized | 0
Ao participarem, na Costa Rica, da organização do III SICDES (Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento), em julho, representantes da FURB firmaram novas parcerias de intercâmbio. O seminário iniciou na FURB, em 2009.
Como revela a professora Dra. Lilian Blanck de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB (PPGDR) e que coordenou o painel de abertura, no evento foi possível debater os temas que envolvem processos de colonização e desenvolvimento e os impactos para os fazeres e saberes dos povos originários da América Latina e Caribe.Mesa1
– Foi um momento de encontro entre povos que trouxeram suas experiências, suas histórias e suas lutas. Deste compartilhamento resultaram outras possibilidades de atuação no campo social e político. Para a FURB e o PPGDR firmamos a parceria na direção de promover intercâmbio acadêmico (docente e discente); desenvolver projetos e investigações em conjunto, principalmente nas áreas de religião e violência; diversidade religiosa e direitos humanos; educação e cultura da paz que resultem em publicações. Voltamos para o Brasil já com um novo evento sobre Pedagogias Alternativas na América Latina e Caribe, com previsão de realização para outubro de 2017 e com o IV SICDES agendado para 2018, no Chile. Considerando que os desafios e problemas enfrentados nos países latino-americanos e caribenhos são muito semelhantes, acreditamos que a busca compartilhada de soluções poderá trazer resultados mais efetivos para o objetivo de uma sociedade mais justa e solidária”, afirmou.

Deixe uma resposta