Debate: Imigração, Racismo e Interculturalidade na América Latina

postado em: Uncategorized | 0

As 19h do dia 10 de outubro, no Auditório da Biblioteca da FURB, será oferecida mais uma Sessão da Universidade Aberta, desta vez realizada em parceria com o Projeto “Círculo de Diálogos – Diversidades e Educação”, organizado pelo curso de Ciências da Religião, CCHC e GPEAD.

Para Debater sobre o tema da Imigração, Racismo e Interculturalidade na América Latina, foram convidados os seguintes professores:

Dr. José Marin Gonzales (RUIG, Suíça)
Doutor em antropologia pela Universidade de Sorbonne e mestre pelo Instituto de Altos Estudos da América Latina em Paris. Trabalha na Rede Universitaria Internacional de Genebra (RUIG) da Universidade de Genebra, no projeto de pesquisa “A Educação frente à globalização e os Direitos Humanos”. Atualmente colabora com diferentes Instituições e publicações da Europa e da América Latina. Foi colaborador da UNESCO na África. Realizou estudos sobre a problemática do desenvolvimento e sobre ecología humana.

Dr. Marcos Rodrigues da Silva (FURB)
Currículo http://lattes.cnpq.br/4059475779299506
NPD/Capes – no PPGE/FURB(2015-2018), – Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014), – Bacharel em Teologia pela Universidade Católica de Goiás (2009), – Mestre Em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (1997). , – Professor da Fundação Universidade Regional de Blumenau,o, – Pesquisador Associado da Associação Ecumênica de Teólogos do Terceiro Mundo – América Latina e Caribe -(ASETT), – Membro do Centro Atabaque de Cultura Negra e Teologia. – Tem experiência na área de Educação com Formação nas Primeiras Séries Iniciais, Fundamental e Ensino Médio – Pesquisador no Grupo de Pesquisa Saberes de Si no CNPq – Vinculado ao PPGE-FURB, – Grupo de Pesquisa Vozes Plurais/FURB – Pesquisador do Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD), na FURB; – Pesquisador do Grupo VOZES PLURAIS: CURRÍCULO SOCIAL E DIVERSIDADE ÉTNICA NA ESCOLA; – Atua principalmente nos seguintes temas: teologia, diversidade cultural, aspectos sociais, história e negro. religiões tradicionais africanas e latino-americana
Dr. Elcio Cecchetti (SED)
Currículo: http://lattes.cnpq.br/6402588298008183

Graduado em Ciências da Religião-Licenciatura em Ensino Religioso e especialista em Fundamentos e Metodologia do Ensino Religioso em Ciências da Religião pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Salamanca (Espanha) entre out./14 e out./15. Técnico efetivo da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC). Membro do Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD/FURB) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Instituições Escolares de Santa Catarina (GEPHIESC/UFSC). Membro titular do Comitê Nacional de Respeito a Diversidade Religiosa (CNRDR/SDH). Tem experiência na área de educação, com ênfase em formação continuada de educadores, diversidade cultural, ensino religioso, interculturalidade, laicidade e direitos humanos.

Dra. Lilian Blanck de Oliveira (FURB)
Currículo: http://lattes.cnpq.br/2060996038464074
Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Educacional Regional Jaraguaense (1991) e doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia, área: Educação e Religião (2003). Atualmente é professora titular do Programa de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) em Desenvolvimento Regional da Fundação Universidade Regional de Blumenau; Líder do Grupo de Pesquisa: Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD). Tem experiência na área de Sociedade, Culturas, Religião e Educação. Atua nos temas: diversidades histórico-culturais, território e direitos humanos; culturas, ciência e desenvolvimento; currículo e diferença; formação inicial e continuada de professores.

A atividade é gratuita.

 

Deixe uma resposta