DOCENTES CONVIDADOS

Dr. Carlos Rodrigues Brandão (UNICAMP e UFU)
Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professor visitante sênior da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência na área de antropologia, com ênfase em antropologia rural, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, educação popular, campo religioso, religião e educação.

Dr. José Marin Gonzales (RUIG, Suíça)
Doutor em antropología pela Universidade de Sorbonne e mestre pelo Instituto de Altos Estudos da América Latina em Paris. Trabalha na Rede Universitaria Internacional de Genebra (RUIG) da Universidade de Genebra, no projeto de pesquisa “A Educação frente à globalização e os Direitos Humanos”. Atualmente colabora com diferentes Instituições e publicações da Europa e da América Latina. Foi colaborador da UNESCO na África. Realizou estudos sobre a problemática do desenvolvimento e sobre ecología humana.

Dr. José Mario Méndez Méndez (UMA, Costa Rica)
Doutor em Filosofia pela Universidade Iberoamericana José Simeon Cañas (El Salvador). Diretor da Escoal Ecumênica e Ciências da Religião (EECR) da Univesridade Nacional da Costa Rica. Lecionou também na (El Salvador) Dom Bosco University.

Dr. Leonel Piovezana (UNOCHAPECÓ)
Doutor e mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Atualmente é professor titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), nos Programas de Mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais e Mestrado em Educação. Autor dos projetos e coordenador desde 2009 até janeiro de 2014 dos cursos de Licenciaturas Intercultural Indígena. Tem experiência na área de História e Geografia, com ênfase em Teoria do Desenvolvimento Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, espaço social, meio ambiente, educação escolar indígena, educação superior indígena, cultura e Monitoramento das interferências sobre as populações indígenas da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul.

Dra. Lilian Blanck de Oliveira (FURB)
Doutora em Teologia pela Escola Superior de Teologia, área Educação e Religião (2003). Atualmente é professora titular do programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Líder do Grupo de Pesquisa: Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD). Tem experiência na área de Sociedade, Culturas, Religião e Educação. Atua nos temas: diversidades histórico-culturais, território e direitos humanos; culturas, ciência e desenvolvimento; currículo e diferença; formação inicial e continuada de professores. É coordenadora do Subprojeto PIBID Intercultural Indígena.

Dr. Luiz Augusto Passos (UFMT)
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso e Doutor em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é professor da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Movimentos Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais e educação, educação e movimentos sociais, educação popular freireana, fenomenologia merleaupontyana e educação popular.

Dra. Maria Aparecida Rezende (UFMT)
Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação indígena, educação escolar indígena e educação de jovens e adultos. Pesquisa de doutorado concluída sobre a organização social e educativa das mulheres Xavante. Trabalha com projetos de extensão e pesquisa ligado a temática Educação Escolar Indígena e Educação Indígena, bem como algumas publicações como artigos completos em vários eventos científicos nacionais e internacionais, capítulos de livros e palestras referente a essa temática.

Dr. Miguel Gonzalez Arroyo (UFMG)
Doutor (PhD em Educação) pela Stanford University. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. É Professor Titular Emérito da Faculdade de Educação da UFMG. Acompanha propostas educativas em várias redes estaduais e municipais do país. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cultura escolar, gestão escolar, educação básica e currículo.

Me. Milton Vicente Cáceres Vazquez (EUECA, Equador)
Mestre em Historia de América Latina pela Universidade Pablo de Olavide, em Sevilla (Espanha). Sociólogo pela Escola de Sociologia da Universidade de Cuenca (Equador). Mentor e fundador da Escola Universitária de Educação e Cultura Andina da Universidade Estatal de Bolívar, onde também atua como professor desde 1991. Trabalha e acompanha organizações sociais, campesinas e indígenas.

Dr. Reinaldo Matias Fleuri (UFSC e IFC)
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É Professor Visitante Nacional Sênior (CAPES) junto ao Instituto Federal Catarinense (IFC). Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, com vínculo de professor voluntario. Coordena a rede internacional de pesquisas que se desenvolveu com base no Grupo de Pesquisa – Educação Intercultural e Movimentos Sociais (UFSC/CNPq). Participa desde 1992 do Grupo de Trabalho de Educação Popular da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPEd). Faz parte do Instituto Paulo Freire. Tem desenvolvido, coordenado e orientado pesquisas, que resultaram em publicações e produções acadêmicas nas áreas de epistemologia, educação popular, interculturalidade, educação inclusiva e formação de educadores.